Ensaio de Gerônimo, terça, 04 de fevereiro

O evento começa às 20 horas, no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho.  Ambiente de muito axé e animação, os ensaios estão com casa cheia, a cada semana, com gente de todo canto,  turistas de toda parte, além do fiel público local.

 

card inst

Acompanhado de sua Banda Montserrat, Gerônimo recebe, além dos  convidados previamente anunciados, vários outros artistas, que sobem ao palco fazendo a surpresa da noite. Na abertura no show, ele  mostra uma síntese de ritmos marcantes nas tradições culturais da Bahia. Em seguida, brinda o público com seus sucessos, que se consagraram na história dos carnavais da Bahia.

Nos ensaios, os participantes  revivem clássicos da música baiana, como “Eu sou negão”, “Jubiabá” e “É D’Oxum”. O show de Gerônimo é um passeio por este estilo musical, indo de sucessos dos anos 80 a músicas recentes de sua autoria, composições que também  foram adotadas por tantos outros colegas artistas.

Com seus ensaios, o cantor e compositor criou um espaço de resistência, durante mais de 15 anos, para a música da Bahia. O projeto de Gerônimo dinamiza a economia do Pelourinho, gerando uma movimentação em toda a rede de negócios locais. alavanca desde os estacionamentos, aos vendedores ambulantes, passando pelos prestadores de serviço de transporte, aos bares e restaurantes

O Pagador de Promessa se consagrou como um dos mais importantes palcos da Bahia e fez com que Gerônimo se tornasse uma espécie de embaixador do Pelourinho. Segundo o Catálogo das Referências Culturais do Centro Histórico de Salvador, no Projeto de Gerônimo, “ocorre um encontro musical entre diversos artistas, consagrados e novos. É considerado por várias pessoas como o espetáculo mais pulsante que ocorre no Centro Histórico de Salvador”.

Sobre Gerônimo Santana

Gerônimo Santana, além de cantor e ator, é compositor com mais de 20 discos gravados. Ele tem composições que se tornaram verdadeiros hinos da música baiana, entre elas, É D’Oxum, Eu sou negão e Acorda Cidade (Já é carnaval, Cidade). Recentemente ele conquistou o Prêmio Braskem de Teatro com as composições musicais que desenvolveu para o espetáculo de um tudo

Também músico, maestro, e bailarino afro, Gerônimo é um dos mais respeitados artistas da Bahia, não só por seu pioneirismo na Axé Music, mas principalmente pelo seu trabalho autoral e ineditismo musical presente como influência cultural na Bahia, nas últimas décadas.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s