Diretório de Imprensa

Release – Gerônimo é ícone da Cultura Brasileira

 

Considerado chanceler da música baiana, o cantor e compositor Gerônimo Santana se tornou um dos símbolos da cultura baiana na contemporaneidade e é prestigiado fortemente por baianos e turistas. Ele é o compositor de sucessos como “Eu sou negão”, “É D’oxum”, “Menino do Pelô” e “Jubiabá”, entre outros.

O artista embala o público com um som único que mistura a música afro-baiana com “ritmos latinos, com uma harmonia inconfundível e extremamente contagiante.
Gerônimo também é cantor e bailarino afro e já teve composições gravadas por A Cor do Som (“Dentro da Minha Cabeça”), Diana Pequeno (“Mensageiro das Águas”), Maria Bethânia, Elba Ramalho, Margareth Menezes, Bell Marques, Carlinhos Brown, Araketu e Daniela Mercury, entre muitos outros artistas.

Uma marca do trabalho de Gerônimo é a polirritmia, que justifica a utilização vasta e frequente dos ritmos que pesquisa e bem conhece. Dentre os que mais aparecem estão a Lambada, o Igexá, o Aguerê, o Afoxé e o Adarrum, misturados com influências africanas e caribenhas.

No seu segundo disco (o primeiro, “Página Musical”,  que saiu pela Polygran), Gerônimo incluiu composições que se tornariam famosas, como “É d’Oxum”, incluída na trilha sonora da minissérie “Tenda dos Milagres” e “Mameto Kanlunga“. Esta última foi uma composição feita para ajudar os desabrigados das inundações de Salvador e que teve a participação de Batatinha, Riachão, Luis Caldas, SarJane, Chocolate da Bahia e Lazzo e Chico.

 

Projeto “O Pagador de Promessa”

 

Gerônimo Santana sempre foi reconhecido por ser um grande baluarte da cultura da Bahia e transformou seu Projeto “O Pagador de Promessa” numa referência permanente do calendário cultural da Bahia.

Verdadeiro festival cultural que mistura os mais diversos estilos musicais, o Projeto idealizado por Gerônimo foi realizado por 12 anos, no Pelourinho. Durante muito tempo, ele realizou o ensaio semanal na Escadaria do Paço, no Centro Histórico. Estava no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho, até ser suspenso por conta do calendário de obras definido pelo Governo para o local.

O projeto se tornou referencial permanente como atração musical na Bahia. Atualmente, o evento acontece às terças-feiras, em Salvador, no Largo Pedro Arcanjo, no Pelourinho. “Nosso show começa com a ancestralidade de origem afro, inclusive com canções em yorubá e kibundo, idiomas trazidos ao Brasil por escravos oriundos da Nigéria e Angola. A etapa seguinte da apresentação tem influências indígenas e portuguesas”, afirma Gerônimo.

O Pagador de Promessa, o nome do projeto, foi inspirado na novela homônima de Dias Gomes. Criado pelo cantor e compositor, é um verdadeiro festival para homenagear a prata da casa no campo da música. Realizando o evento há 12 anos, ele recebe no palco semanalmente artistas consagrados e novos talentos.

“Eu sou um pagador de promessas, tenho muitos motivos para cantar”, explica o artista. O anfitrião, no seu repertório de música baiana, brinda o público presente com seus clássicos sucessos e hits do momento.

 

 

Contatos

Produção: Polo Ícone Produções.

Diretora de Produção: Márcia Franco.

Tel: (71) 99327-2724/ 3497-0009

 

Assessoria de Imprensa: Cibermídia Comunicação Marketing

Jornalista responsável: Tássia Catarina – MTb. 1804 /MTb. 2627

Tel: (71) 3332-3333/ 3497-0009. Cel: (71) 9114-6062 TIM

 

Gerônimo faz apresentação na Santa Música – Release

IMG_4190