Gerônimo Santana anima o Carnaval de Salvador: no Pelourinho, Itapoan e Boca do Rio

Já é carnaval cidade, acorda pra ver!

 CARNAVAL ITAPOAN DOMINGO

Como diz uma das composições do cantor e compositor Gerônimo Santana, “já é carnaval cidade, acorda pra ver!”. O Carnaval de Salvador já começou e Gerônimo fará apresentações abertas ao público, em diferentes bairros da capital baiana. Sua programação conta com shows no Pelourinho, Itapoan e Boca do Rio. Mais informações pelo site www.geronimocantor.com.br ou pelas redes sociais (facebook/geronimosantanaduarte) e (instragam/geronimosantanaoficial).

Gerônimo canta acompanhado de sua banda Mont Serrat. Ele vai animar o Carnaval do Centro Histórico, no Largo Pedro Archanjo, no sábado (10), às 00h30.

PELOURINHO MARCAS 3

No domingo, o show acontece em Itapoan, às 19h30. Já na segunda-feira, Gerônimo faz a festa na Boca do Rio, às 23h30.

Considerado chanceler da música baiana, o cantor e compositor Gerônimo Santana se tornou um dos símbolos da cultura baiana na contemporaneidade e é prestigiado fortemente por baianos e turistas. Ele é o compositor de sucessos como “Eu sou negão”, “É D’oxum”, “Menino do Pelô” e “Jubiabá”, entre outros. O artista embala o público com um som único que mistura a música afro-baiana com “ritmos latinos, com uma harmonia inconfundível e extremamente contagiante”.

Gerônimo é a síntese das diversas vertentes da música e das influências da primeira nação multiétnica do planeta, trazendo, no seu som e na sua história, elementos que vão da música caribenha a música afro. O Capitão, apelido que recebeu pela ligação com o mar, é um artista que consegue o feito de passear por todas as linhas de história afro-baiana e de protesto, mas de forma poética, melódica e até doce.

O lado sociológico da história contemporânea da cidade de São Salvador encontrou em Gerônimo um intérprete peculiar. É traduzido em muitas das centenas de composições de Gerônimo.

No Pelourinho, ao longo de anos, Gerônimo passou manhãs, tardes, noites, dias inteiros… Integrante da comunidade, de frequentador passou a morador, durante muitos anos, e depois um dos seus principais representantes. Foi pela sua voz que os integrantes dos blocos afros e os que vivem nessa área tomaram a cena do carnaval, com “Macuxi, muita onda”. Obra de grande valor histórico e sucesso retumbante na década de 80, essa música é popularmente conhecida como “Eu sou Negão”. É considerada polêmica pelos impactos que gerou nos segmentos mais comerciais do carnaval.

Segundo o Catálogo das Referências Culturais do Centro Histórico de Salvador, a música de Gerônimo “Eu sou negão”, sucesso desde que foi lançada, em 1987, “tornou-se manifesto afro dos ‘guetos’, em um momento de afirmação étnica e de espontaneidade das manifestações culturais existentes no Pelourinho”.

De acordo com o Catálogo, no Projeto de Gerônimo realizado às terças-feiras, no Pelourinho “ocorre um encontro musical entre diversos artistas, consagrados e novos. É considerado por várias pessoas como o espetáculo mais pulsante que ocorre no Centro Histórico de Salvador”.

O Pagador de Promessa se consagrou como um dos mais importantes palcos da Bahia e fez com que Gerônimo se tornasse uma espécie de Embaixador do Pelourinho. A iniciativa se tornou um espaço permanente para cantores consagrados, mas também para novos talentos. Lugar de axé, de boas vibrações, de confraternização, com o Pagador, o artista vem gerando, ao longo dos anos, muitos impactos.

 

Fortaleceu a autoestima de todos aqueles que fazem do Pelô o “seu lugar” e mais: concebeu e concretizou um verdadeiro portal que o une o mundo do Pelourinho, do Centro Histórico, com tudo que representa, com o mundo.

Com sua resistência, ao longo das décadas, Gerônimo transformou o Pagador de Promessa em uma das referências mais importantes de evento cultural baiano. Isso também para os milhares de turistas, que visitam a cada mês, o projeto, como um atrativo intangível da cidade de Salvador. Vem contribuindo para dar vida ao Pelourinho e colhe muita admiração: hoje tem muitos milhares de fãs espalhados pelo mundo inteiro.

Assessoria de Imprensa: Cibermídia Comunicação Marketing

Jornalista responsável: Tássia Catarina – MTb. 1804 /MTb. 2627

Tel: (71) 3016-3330.  Cel: (71) 9114-6062 TIM